quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Dia Mundial das Massas




O Dia Mundial das Massas celebra-se anualmente a 25 de outubro. Este dia comemora a importância da massa para a alimentação saudável e equilibrada e relembra o contributo da massa para o desporto e para a saúde das pessoas.
Massa é uma mistura de farinha de cereais e água que é preparada e conservada de muitas formas, por muitos povos e utilizada na alimentação desde a antiguidade.

A origem da massa ainda é discutível e existem várias hipóteses explicativas. Há quem considere que surgiu na China e foi trazida para o ocidente, especificamente para Itália, por Marco Pólo, em 1295, ou terá chegado a Itália levada pelos árabes, que estiveram na região da Sicília durante a Idade Média, versão histórica, esta, com maior aceitação.
Outra corrente afirma que em 1279 as massas já eram conhecidas em Itália, uma vez que surgem no testamento do militar Ponzio Bastone,  que deixa um cesto de "maccherone" à sua família.
A Itália é a maior referência em termos de preparação e de consumo de massas no mundo e Portugal é um dos 20 maiores consumidores de massa a nível mundial, com 6,6 Kg per capita anuais. 

Para comemorar o Dia Mundial das Massas é indispensável comer um prato de massa e, de preferência experimentar uma nova receita ou um novo tipo de massa.
Deixamos uma sugestão:
Massa tropical
Ingredientes (6 pessoas)
400 g de miolo de camarão calibre 20/30
sal
1 colher de chá de alho em pó
1 malagueta
2 colheres de sopa de vinagre de sidra
2 colheres de sopa de molho de soja
250 g de massa (laços, fusilli ou macarronete)
água
3 colheres de sopa de margarina líquida
3 colheres de sopa de rum
1 pimento vermelho
170 g de folhas de espinafres
2 colheres de sopa de cebolinho picado
1 abacate
1 lima
Preparação
Tempere o miolo de camarão já descongelado com sal, o alho em pó, a malagueta cortada em rodelas pequenas (se quiser menos picante, limpe-a de sementes) o vinagre de sidra e o molho de soja.
Coza a massa em água a ferver temperada com sal até estar "al dente". Escorra bem e passe-a por água fria até arrefecer completamente.
Aqueça a margarina numa frigideira antiaderente. Introduza os camarões bem escorridos e salteie sobre lume forte durante 2 a 3 minutos, mexendo de vez em quando. Regue com o rum e puxe fogo. Deixe arder agitando a frigideira até as chamas se apagarem. Junte o líquido da marinada e deixe ferver durante mais 1 a 2 minutos. Deite sobre a massa e mexa.
Limpe o pimento de sementes, corte-o em tirinhas e junte-o à massa. Adicione também os espinafres e o cebolinho picado e misture bem.
Abra o abacate ao meio, elimine o caroço e retire a polpa da casca com a ajuda de uma colher.
Corte a polpa em fatias ou em cubinhos, regue com o sumo de lima e adicione à salada envolvendo delicadamente.

1 comentário: