Hoje, dia 1 de dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA.
Este dia tem o objetivo de alertar as populações para a necessidade da prevenção contra o vírus da SIDA, e de lembrar as vítimas, que faleceram ou estão infetadas com este vírus.
O vírus da SIDA (HIV, VIH em português) foi descoberto em 1981. Já causou a morte de mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo África o continente mais atingido. No final de 2013 contavam-se cerca de 35 milhões de pessoas infectadas e 7500 novos casos por dia.
O contágio pode ser feito de três formas:
- Relações sexuais não protegidas.
- Através de sangue infetado.
- De mãe para filho, durante a gravidez, parto ou amamentação.
Outros fluidos corporais como saliva e lágrimas, não transmitem o vírus.
O VIH (vírus da Imunodeficiência adquirida) é um retrovírus, isto é, não tem DNA, mas possui uma enzima (transcriptase reversa) que permite a formação do DNA a partir do RNA do vírus.
O VIH ataca o sistema imunitário, destruindo os linfócitos T e os macrófagos. Quando estas células do sistema imunitário diminuem abaixo do limiar aceitável, o corpo perde imunidade e torna-se mais susceptível a contrair infeções oportunistas.
A maior parte dos infetados com o VIH, quando estão sem tratamento, desenvolve SIDA
A propósito do Dia Mundial Contra a SIDA, a ONU lançou esta semana uma campanha, "Chegar a Zero no Trabalho", que visa promover os direitos dos seropositivos (pessoas portadoras do vírus do VIH) e combater a discriminação de que são alvo no local de trabalho.
Fontes:
www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-de-luta-contra-a-sida/
http://www.unric.org
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_de_Combate_%C3%A0_AIDS