terça-feira, 23 de maio de 2017

Semana Internacional da Tiróide - 19 a 26 de maio


A tiróide é uma glândula de secreção endócrina, isto é, produz hormonas que liberta na circulação sanguínea. Localiza-se no pescoço e é constituída por dois lobos, direito e esquerdo, unidos por uma porção central chamado istmo, apresentando uma forma semelhante a uma borboleta. 

As hormonas tiróideas são essenciais à vida e exercem vários efeitos a nível do metabolismo, crescimento e desenvolvimento do organismo. Contribuem para a regulação da temperatura corporal, da frequência cardíaca, funcionamento intestinal, controlo do peso, estados de humor entre outras funções. O sangue transporta-as a todas as células do corpo influenciando o seu metabolismo.
A tiróide, por sua vez, é controlada por duas hormonas produzidas noutros órgãos - a hipófise – glândula localizada na base do cérebro, que produz a TSH (hormona estimulante da tiróide)– e o hipotálamo – a porção do cérebro imediatamente acima da hipófise, que produz a TRH ( hormona que estimula a hipófise a produzir TSH).
Para o diagnóstico das doenças da tiróide são realizados exames ao sangue, que verificam o funcionamento da glândula e a ultrasonografia, para avaliação do tamanho e da presença de nódulos ou outras alterações. 
As doenças da tiróide atingem mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. O diagnóstico tardio é um dos temas da campanha de sensibilização que decorre esta semana.
http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2017-05-22-Semana-internacional-da-tiroide


Fontes: http://sicnoticias.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário