Como já vimos nos anos anteriores, hoje, dia 16 de Outubro é o dia Mundial da Alimentação.
Neste dia, em 1945, foi fundada a FAO - Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, que tem como missão melhorar a produtividade na agricultura, aumentando assim os níveis de nutrição e as condições de vida das populações rurais.
Para assinalar este dia foram apresentados os resultados do programa Menos Sal Portugal, um estudo científico para reduzir o consumo diário de sal dos portugueses.
Assim durante 8 meses, desde janeiro deste ano, 311 voluntários aceitaram mudar os seus hábitos alimentares e passaram a consumir menos sal. Cada um deles foi acompanhado durante 12 semanas.
Segundo Conceição Calhau, investigadora e professora da Nova Medical School, "os voluntários tinham consultas de nutrição clínica para serem avaliados os parâmetros de peso, perímetro da cintura, pressão arterial" e idas ao supermercado acompanhadas por nutricionistas que ensinavam a fazer compras, ler os rótulos das embalagens.
Com base na leitura dos rótulos, principalmente no parâmetro quantidade de sal por 100 g ou 100 ml de alimento, os voluntários aprenderam quais os produtos " a não comprar e aqueles que deveriam ter como prioridade de escolha".
Os voluntários deste estudo passaram a consumir menos carne e a consumir mais frutos e legumes.
Os resultados do estudo apontam para a diminuição da pressão arterial e, em certos casos, como por exemplo nas mulheres mais obesas, redução significativa do perímetro abdominal.
Fontes:
https://sicnoticias.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário