O Dia Mundial da Diabetes é comemorado a 14 de novembro, dia do aniversário de Frederick Banting, que em 1922 juntamente com Charles Best, descobriu a insulina.
Este dia visa consciencializar e divulgar os meios de prevenção da diabetes e tem como tema, para o período 2018/2019, "Família e a Diabetes", tendo em conta a importância da família na prestação de apoio e de cuidados à pessoa com diabetes.
E em que consiste a Diabetes?
A concentração de glicose no sangue, medida em jejum, deve estar compreendida entre 0,8 e 1,0 g/L. Esta variação pode temporariamente sofrer alterações, após exercício físico (diminuindo a sua concentração) ou após uma refeição (aumentando a sua concentração).
Normalmente, estas variações são passageiras, e seguidas de um retorno ao valor normal.
No entanto, há pessoas que apresentam oncentraçõess anormalmente altas de glicose no sangue, ou seja hiperglicemia. Uma hiperglicemia crónica (diabetes) pode levar a alteração do sistema cardiovascular e do sistema nervoso.
Existem dois tipos de diabetes:
Diabetes tipo 1 - insulinodependente - que se começa a manifestar na infância ou na adolescência, e resulta de uma deficiência na produção de insulina. Neste caso as células têm pouca capacidade de utilizar a glicose.
Diabetes tipo 2 - que se manifesta geralmente a partir dos 40 anos. Neste caso o pâncreas produz insulina suficiente, mas os recetores de insulina nas células diminuíram e elas não conseguem absorver a glicose, cuja concentração aumenta no sangue.
A diabetes é uma doença incurável que requer autovigilância glicémica diária, consultas e exames complementares frequentes, e pode causar complicações invalidantes, principalmente no sistema cardiovascular, olhos, rins e sistema nervoso.
A alimentação saudável e a prática regular de exercício físico são os fatores mais determinantes na prevenção da diabete.
Fontes:
Sem comentários:
Enviar um comentário