Hoje assinala-se o Dia Mundial da Pneumonia.
Esta data, que se celebra desde 2009, tem como objetivo consciencializar as pessoas sobre os cuidados e prevenção contra a pneumonia, principalmente a pneumonia infantil - a principal causa de morte em crianças com menos de 5 anos de idade.
De acordo com dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), no mundo, a cada 20 segundos morre uma criança vítima de pneumonia, registando-se cerca de 99% dos casos em países em desenvolvimento.
Em Portugal Continental, de acordo com os últimos dados divulgados pelo Programa Nacional para as Doenças Respiratórias da Direção-Geral da Saúde, as pneumonias são a principal causa de mortalidade respiratória.
A principal forma de prevenir esta doença é a vacinação e é fundamental cumprir o esquema completo de vacinação, que consiste em quatro doses, administradas nos primeiros 15 meses de vida.
A pneumonia é uma doença pneumocócita (causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae) que ocorre quando há uma inflamação nos pulmões. Os sintomas são semelhantes aos de uma constipação ou gripe.
Sintomas
● Falta de ar;
● Febre;
● Tosse forte;
● Dores no tórax;
● Expectoração com secreção amarelada (por vezes com sangue).

Prevenção
● Vacinação contra principais agentes da doença;
● Lavar bem as mãos e todos os utensílios de uso regular;
● Não fumar;
● Evitar aglomerações.
Fontes:http://blogdojuares.com.br
https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-pneumonia/
https://www.sns.gov.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário