quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Covid 19


No final de Dezembro de 2019 foi detetado um novo vírus, denominado Covid 19, na cidade chinesa de Wuhan.
O Covid 19 é um vírus que pertence ao grupo dos coronavírus e que pode causar infeções no sistema respiratório, de início semelhantes a uma gripe comum, podendo evoluir para uma doença mais grave, como a pneumonia. 
Não há ainda a certeza da origem da infeção, que ainda pode estar ativa, mas os primeiros casos  estão associados a um mercado de venda de alimentos, onde eram comercializados animais vivos, o mercado de Wuhan. 



Põe-se a hipótese de terem sido os morcegos, através dos seus excrementos a lançar os vírus nas plantas; outros animais como o pangolim, à procura de insetos, teriam entrado em contacto com esses excrementos e com o vírus e, esses animais capturados e mantidos vivos em mercados, teriam infetado seres humanos que, a partir daí infetaram familiares e outros trabalhadores do mercado.

Assim pode ter surgido o surto global do novo coronavírus, Covid 19, que segundo a OMS poderá vir a constituir uma pandemia.


Os sintomas são semelhantes a uma gripe, febre, dificuldade respiratória, cansaço, tosse Pode evoluir para pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e levar à morte.

A forma de transmissão está ainda a ser investigada mas, a transmissão pessoa a pessoa está confirmada e ocorre após contacto próximo com um doente infetado. Não há evidência dos animais domésticos transmitirem o vírus, porque este não os infeta.

O tratamento é dirigido aos sinais e sintomas apresentados pelos pacientes, os antibióticos não são eficazes, visto tratar-se de uma virose.
Está em estudo o fabrico de uma vacina.

É importante reforçar os cuidados de higiene, lavar as mãos com água e sabão e desinfetá-las com uma solução de base alcoólica e evitar o contacto próximo com doentes com infeções respiratórias agudas.

O SNS 24 (808 24 24 24) tem disponíveis conteúdos informativos, validados pela Direção-Geral da Saúde, para esclarecer a população. 

Fontes:







Sem comentários:

Enviar um comentário