segunda-feira, 13 de novembro de 2017

14 de Novembro - Dia Mundial da Diabetes


A diabetes (Diabetes mellitus) é um grupo de doenças do metabolismo que se caracterizam pela existência de concentrações muito altas de glicose no sangue (hiperglicémia) durante um longo intervalo de tempo. Isto deve-se, quer à produção insuficiente de insulina pelo pâncreas, quer às células do organismo não responderem apropriadamente à insulina que é produzida.

Existem 3 tipos principais de diabetes:
  • Diabetes tipo 1 - insulinodependente - começa a manifestar-se muito cedo, frequentemente na infância ou na adolescência, e resulta numa deficiência na produção de insulina. As células têm, portanto, uma capacidade muito baixa de utilizar a glicose.
A Diabetes tipo 1 é uma doença autoinume, pois dados experimentais suportam a interpretação de que os linfócitos T citotóxicos destroem as células produtoras de insulina.
  • Diabetes tipo 2 - manifesta-se, geralmente, a partir dos 40 anos. Embora o pâncreas produza uma quantidade normal de insulina as células do corpo não respondem à sua presença de forma adequada. Isto acontece por os receptores de insulina nas células terem diminuído e, por isso, as células não conseguirem absorver a glicose cuja concentração no sangue aumenta. 
  • Diabetes gestacional - quando uma mulher, não diabética, apresenta níveis elevados de glicose no sangue durante a gravidez.
Sintomas - A elevada quantidade de glicose no sangue provoca um aumento da sede, emagrecimento sem causa aparente, vontade muito frequente de urinar e grande falta de energia.




Se não for tratada a diabetes causa doenças cardiovasculares, doença renal crónica, úlceras no pé e retinopatia (lesão não inflamatória na retina) e complicações agudas como a cetoacidose (acidose metabólica causada pelo metabolismo dos lípidos), coma e morte.

O Observatório Nacional da Diabetes estima que, atualmente 13,3% da população portuguesa, com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos, tenha diabetes, isto é, mais de 1 milhão de portugueses. Destes cerca de 44% desconhece a sua condição, não fazendo, por isso, qualquer tratamento. 

O Dia Mundial da Diabetes foi criado em 1991 pela OMS e oficializado pela ONU em 2007. Foi escolhido o dia 14 de novembro por ser o aniversário de Frederick Banting que, juntamente com Charles Best, descobriu a insulina, em 1921.

Anexamos uma infografia da Areal Editores sobre a problemática da diabetes.



Fontes:

Areal Editores

http://controlaradiabetes.pt/eventos/dia-mundial-da-diabetes-14-de-novembro

http://www.apdp.pt/clinica

http://stopcancerportugal.com/2013/11/13/diabetes-proteger-o-nosso-futuro/

http://www.medinfar.pt/2017/05/observatorio-nacional-da-diabetes-prevalencia-da-diabetes-aumenta-em-2015/

Sem comentários:

Enviar um comentário